3- O Prólogo do Relato Bíblico
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3- O Prólogo do Relato Bíblico
O Prólogo do Relato Bíblico
O livro de Gênesis, nos capítulos 1 a 11, apresenta o que podemos chamar de prólogo do relato bíblico e elucida a questão: "Por que Deus chamou Abraão?" A resposta é: Ele o fez para cumprir a primeira etapa de seu plano para resgatar a raça humana, que se afastara por causa do pecado.
A execução desse plano está registrada a partir de Gênesis 12, e continua por todo o Pentateuco, passando aos livros históricos e proféticos do Antigo Testamento. Tem prosseguimento nos Evangelhos, nas epístolas e demais textos constantes do Novo Testamento.
O livro de Gênesis, nos capítulos 1 a 11, apresenta o que podemos chamar de prólogo do relato bíblico e elucida a questão: "Por que Deus chamou Abraão?" A resposta é: Ele o fez para cumprir a primeira etapa de seu plano para resgatar a raça humana, que se afastara por causa do pecado.
A execução desse plano está registrada a partir de Gênesis 12, e continua por todo o Pentateuco, passando aos livros históricos e proféticos do Antigo Testamento. Tem prosseguimento nos Evangelhos, nas epístolas e demais textos constantes do Novo Testamento.
Re: 3- O Prólogo do Relato Bíblico
Os Dois Relatos da Criação (Gênesis 1 e 2)
No primeiro livro da Bíblia, encontramos dois relatos sobre a criação do mundo. Gênesis 1.1 a 2.4a contém uma narrativa sucinta, ordenada e cuidadosa a respeito da formação dos céus e da terra, da natureza e dos animais, e do homem e da mulher.
O segundo relato está em Gênesis 2.4b-25 e dá detalhes de como Deus formou o homem do pó da terra, soprou vida em seu interior e fez a mulher de uma de suas costelas.
Uma maneira de entendermos melhor esses dois relatos é fazendo um paralelo com a abertura do filme
A Noviça Rebelde. Este começa com uma tomada panorâmica dos Alpes, que vai se aproximando cada vez mais até mostrar a personagem Maria, figura central da história.
Gênesis 1 abre o relato falando do Universo e, no capítulo seguinte, o enfoque volta-se a Adão e Eva.
No primeiro livro da Bíblia, encontramos dois relatos sobre a criação do mundo. Gênesis 1.1 a 2.4a contém uma narrativa sucinta, ordenada e cuidadosa a respeito da formação dos céus e da terra, da natureza e dos animais, e do homem e da mulher.
O segundo relato está em Gênesis 2.4b-25 e dá detalhes de como Deus formou o homem do pó da terra, soprou vida em seu interior e fez a mulher de uma de suas costelas.
Uma maneira de entendermos melhor esses dois relatos é fazendo um paralelo com a abertura do filme
A Noviça Rebelde. Este começa com uma tomada panorâmica dos Alpes, que vai se aproximando cada vez mais até mostrar a personagem Maria, figura central da história.
Gênesis 1 abre o relato falando do Universo e, no capítulo seguinte, o enfoque volta-se a Adão e Eva.
Re: 3- O Prólogo do Relato Bíblico
* "No princípio, criou Deus os céus e a terra."
Gênesis se inicia com essa declaração. Através dela, ficamos sabendo que o Universo teve um começo e que Deus estava presente. Em vez de transformar algo que já existia , ele formou todas as coisas do nada.
O relato da criação, no entanto, não trata de como se deu esse processo, mas de quem o coordenou. Vemos ali o Criador - Aquele que trouxe tudo à existência.
Gênesis se inicia com essa declaração. Através dela, ficamos sabendo que o Universo teve um começo e que Deus estava presente. Em vez de transformar algo que já existia , ele formou todas as coisas do nada.
O relato da criação, no entanto, não trata de como se deu esse processo, mas de quem o coordenou. Vemos ali o Criador - Aquele que trouxe tudo à existência.
Re: 3- O Prólogo do Relato Bíblico
* O homem e a mulher: o ápice da criação
A formação do primeiro casal foi diferente da das estrelas, da Terra e dos demais "seres viventes de toda espécie". Deus participou diretamente na gênese dos seres humanos. Primeiramente ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança" (Gn 1.26 - grifo do autor).
Então, "formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn 2.7 - grifo do autor). Em seguida, da costela do homem Deus fez a mulher.
Mais adiante, o homem é chamado de Adão, termo hebraico que significa "raça humana" (expressando, assim, a unidade de todos nós) e a mulher recebe o nome de Eva, que naquele idioma significa "vida" (simbolizando a mãe de todos os seres humanos).
Muitos acreditam que Adão e Eva sejam figuras simbólicas. Entretanto são mencionados na genealogia de Jesus, no livro de Lucas (Lc 3.38 ).
A formação do primeiro casal foi diferente da das estrelas, da Terra e dos demais "seres viventes de toda espécie". Deus participou diretamente na gênese dos seres humanos. Primeiramente ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança" (Gn 1.26 - grifo do autor).
Então, "formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn 2.7 - grifo do autor). Em seguida, da costela do homem Deus fez a mulher.
Mais adiante, o homem é chamado de Adão, termo hebraico que significa "raça humana" (expressando, assim, a unidade de todos nós) e a mulher recebe o nome de Eva, que naquele idioma significa "vida" (simbolizando a mãe de todos os seres humanos).
Muitos acreditam que Adão e Eva sejam figuras simbólicas. Entretanto são mencionados na genealogia de Jesus, no livro de Lucas (Lc 3.38 ).
Última edição por Admin em Sáb Jul 19, 2008 5:43 am, editado 1 vez(es)
Re: 3- O Prólogo do Relato Bíblico
Quando Deus soprou a vida no homem, compartilhou com ele algo de si mesmo - a alma - que nos diferencia das demais criaturas. Pelo fato de termos sido feitos à imagem e semelhança de Deus - semelhança espiritual, porque Deus é espírito (Jo 4.24) - podemos nos relacionar com ele.
(Observação: No parágrafo anterior, bem como ao longo deste livro, eu geralmente me refiro a Deus como se fosse um ser masculino, mas o Senhor não tem sexo. Tanto o homem como a mulher foram criados à sua imagem e semelhança. Adoto esse tipo de linguagem por me basear no texto bíblico em que se usam pronomes masculinos ao falar da pessoa de Deus.)
(Observação: No parágrafo anterior, bem como ao longo deste livro, eu geralmente me refiro a Deus como se fosse um ser masculino, mas o Senhor não tem sexo. Tanto o homem como a mulher foram criados à sua imagem e semelhança. Adoto esse tipo de linguagem por me basear no texto bíblico em que se usam pronomes masculinos ao falar da pessoa de Deus.)
Re: 3- O Prólogo do Relato Bíblico
O Pecado de Adão e Eva (Gênesis 2 e 3)
Geralmente lemos os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis como se formassem um texto único, que mostra a criação do Universo (Gn 1) e da humanidade (Gn 2). Na verdade, o capítulo 2 deve ser agregado ao 3, pois os dois relatam a queda da raça humana por causa do pecado.
Deus colocou Adão no jardim do Éden para que o homem cultivasse e o guardasse. Disse-lhe também que poderia comer de tda árvore que havia lá, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás". A serpente induziu Eva a provar o fruto proibido, e a mulher o deu a seu marido, que também comeu.
Esse é o relato de como o pecado entrou no mundo. Pecar significa desobedecer a Deus, agir independentemente dele, desejar ser como o Senhor. Quando Adão e Eva comeram do fruto, sentiram-se em desarmonia com o Criador (de quem se esconderam).
O relacionamento do primeiro casal também foi afetado (pois perceberam qu estavam nus e sentiram vergonha). Além disso, sua relação com o mundo que os cercava foi abalada (foram expulsos do jardim).
Geralmente lemos os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis como se formassem um texto único, que mostra a criação do Universo (Gn 1) e da humanidade (Gn 2). Na verdade, o capítulo 2 deve ser agregado ao 3, pois os dois relatam a queda da raça humana por causa do pecado.
Deus colocou Adão no jardim do Éden para que o homem cultivasse e o guardasse. Disse-lhe também que poderia comer de tda árvore que havia lá, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás". A serpente induziu Eva a provar o fruto proibido, e a mulher o deu a seu marido, que também comeu.
Esse é o relato de como o pecado entrou no mundo. Pecar significa desobedecer a Deus, agir independentemente dele, desejar ser como o Senhor. Quando Adão e Eva comeram do fruto, sentiram-se em desarmonia com o Criador (de quem se esconderam).
O relacionamento do primeiro casal também foi afetado (pois perceberam qu estavam nus e sentiram vergonha). Além disso, sua relação com o mundo que os cercava foi abalada (foram expulsos do jardim).
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