10- As Versões da Bíblia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

10- As Versões da Bíblia

Mensagem  Admin em Sex Jan 18, 2008 7:51 am

As Versões da Bíblia

Os antigos escreviam em rolos como aquele que Jesus leu na sinagoga em Nazaré (Lc 4.17-20). Primeiramente usavam-se papiros (feitos de junco); depois, pergaminhos (confeccionados com pele de ovelhas, cabras e outros animais) e, por fim, papel. No início do século I, os escribas passaram a transcrever os manuscritos em folhas, chamados codex (ou códices, no plural), já com páginas como um livro moderno.

Da mesma maneira que os outros registros do mundo antigo, o texto da Bíblia era todo em letras maiúsculas. A diferenciação entre maiúsculas e minúsculas foi criada no século IX e o espaçamento entre as palavras, dois séculos mais tarde. Os livros da Bíblia inicialmente não eram em capítulos e versículos. Em 1226, Stephen Langton de Canterbury, criou a separação em capítulos. Robert Estienne, um tipógrafo de Genebra, introduziu a divisão em versículos, no ano de 1551.

A primeira Bíblia a ser impresssa foi chamada Bíblia Genebra, publicada em 1560, já com divisão em versículos. Na antiguidade, as cópias de documentos eram feitas à mão, por escribas, nos scriptoriums. Como a produção era limitada, todas eram muito caras. (Calcula-se que era necessário ajuntar a pele de 360 cabras ou ovelhas para fazer uma única cópia do Codex Sinaiticus.) No ano de 1456, João Gutemberg, na cidade de Mainz, Alemanha, inventou a prensa tipográfica e a Bíblia deixou de ser copiada à mão e passou a ser impressa.


Última edição por em Sex Fev 01, 2008 10:33 am, editado 3 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10- As Versões da Bíblia

Mensagem  Admin em Dom Jan 20, 2008 8:27 pm

Traduções Antigas

As bíblias mais antigas eram em grego, mas, já no século II, as Escrituras começaram a ser traduzidas para outras línguas. No ano 405, Jerônimo, o estudioso e linguista mais capacitado de sua época, completou a tradução para o latim da Bíblia hebraica e do Novo Testamento grego. Essa versão recebeu o nome de Vulgata (do termo em latim vulgatus, que significa "comum") e tornou-se a Bíblia da igreja ocidental até a Reforma e foi usada como base para todas as traduções católicas até 1943. Foi também a primeira Bíblia a ser impressa. 9Mias conhecida como a Bíblia de Gutenber, por causa do inventor da imprensa.)


Última edição por em Seg Jan 21, 2008 6:18 am, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10- As Versões da Bíblia

Mensagem  Admin em Dom Jan 20, 2008 8:36 pm

Versões Para o Inglês

Foi João Wycliffe quem deu início à primeira tradução da Bíblia para o inglês, sendo que esse trabalho foi conluído por seus discípulos. Eles traduziram a Vulgata em 1382. A primeira Bíblia a ser impressa naquele idioma foi uma tradução do Novo Testamento de William Tyndale, o "pai" da Bíblia em inglês. Ele se baseou nos textos originais em hebraico e grego e as primeiras cópias ficaram prontas em 1526. Dez anos mai tarde, Tyndale foi traído, preso e queimado na fogueira, em praça pública antes que pudesse terminar a tradução do Antigo Testamento. (Os líderes religiosos da época não desejavam que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua língua nativa. Temiam que isso viesse a enfraquecer o poder e a autoridade da igreja em relação à interpretação das Escrituras.)

Depois de a Inglaterra ter rompido com a igreja católica, em 1534, publicaram-se muitas traduções em inglês - tantas, na verdade, que o Rei Jaime I da Inglaterra (que reinou de 1603 a 1625) criou uma comissão de cinquenta e quatro estudiosos para produzir uma versão "autorizada". Assim nascia a Versão do Rei Jaime, de 1611, que foi a Bíblia evangélica mais usada nos países de língua inglesa até meados do século XX. Esta continua sendo muito usada atualmente na forma da Nova Versão do Rei Jaime (de 1982), bem como outras traduções revisadas baseadas na primeira versão.


Última edição por em Seg Jan 21, 2008 6:18 am, editado 2 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10- As Versões da Bíblia

Mensagem  Admin em Seg Jan 21, 2008 5:32 am

Versões Recentes

Só no século XX, publicaram-se mais de cem novas versões da Bíblia. Há pelo menos 3 razões para isso. Em primeiro lugar, desobriram-se manuscritos mais antigo e precisos, como o Codex Sinaiticus (325 d.C.), que precede em 800 anos o Novo Testamento em grego de Erasmo, usado pelos tradutores da Versão do Rei Jaime.

Em segundo lugar, o fato de pessquisadores terem achado documentos ou sítios arqueológicos importantes. Entre eles, estão os Escritos do mar Morto, de Qumran (quase 800 rolos), achados no ano de 1947 (considerada como a maior descoberta do século XX). Escavações feitas em 1945 revelaram um edifício muito importante: a biblioteca de Nag Hammadi, no alto Egito, que guardava doze códices de papiro escritos em copta, antiga língua daquele país. Dentre os documentos, o principal é o Evangelho segundo Tomé. Essas descobertas proporcionaram aos estudiosos da Bíblia uma compreensão mais profunda do mundo na época de Jesus, como também do cristianismo dos tempos antigos.

A terceira razão de se produzirem novas versões da bíblia é atualizar a linguagem, substituindo termos mais rebuscados por outros de fala coloquial e também fazer adaptações que facilitem a leitura

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10- As Versões da Bíblia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum