9- A História Bíblica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

9- A História Bíblica

Mensagem  Admin em Sex Jan 18, 2008 7:52 am

A História Bíblica

A história bíblica é a revelação progressiva de Deus à humanidade, como registrado nas Escrituras cristã e judaica. Fala sobre o pacto que Deus firmou com Noé, Abraão, Moisés e Davi, no Antigo Testamento, e sobre a nova aliança por intermédio de Jesus no Novo.


Última edição por em Sex Fev 01, 2008 10:33 am, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 9- A História Bíblica

Mensagem  Admin em Seg Jan 21, 2008 6:16 am

A Primeira Aliança de Deus

O prólogo do relato bíblico (Gênesis 1 a 11) mostra como Deus criou os céus e a terra, a natureza com toda sua variedade, e o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Conta também como o primeiro casal pecou, perdendo a comunhão com o Criador.

O início do "plano de salvação" se dá com Deus chamando Abraão para ser o "pai" de uma nação (o "povo escolhido") que seria bênção para o mundo. Para demosntrar seu amor e porpósito para com Israel, Deus o libertou da escravidão no Egito e firmou uma aliança no monte Sinai. Mais tarde, prometeu que um descendente do Rei Davi subiria ao trono e que seu reinado não teria fim. Israel passou, então, a esperar pelo Messias - o ungido de Deus - de descendência davídica. Malaquias profetizou que Elias retornaria à Terra para anunciar sua chegada (Ml 3.1; 4.5). Isaías afirmou que ele levaria sobre si os pecados do mundo (Is 53) e o salmista profetizou que zombariam dele e o matariam, mas que Deus, por causa de seu amor pela humanidade, o ressucitaria (Sl 22).

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 9- A História Bíblica

Mensagem  Admin em Seg Jan 21, 2008 9:35 am

A Nova Aliança de Deus

O Antigo Testamento é uma narrativa sem um final. Este ocorreno Novo Testamento. Na "plenitude do tempo", o Espírito Santo veio sobre Maria, e ela gerou Jesus. O Salvador nasceu em Belém a cidade de Davi. Foi batizado por João, que era uma tipificação de Elias e anunciou que aquele que passara pelas águas era o Messias longamente esperado. Jesus então começou a pregar e a ensinar, prometendo vida eterna a todos que cressem nele. Na última ceia, o Senhor isntituiu uma nova aliança, não mais restrita aos judeus.

Jesus foi morto no ano 30 (alguns estudiosos acreditam ter sido em 33) pelas autoridade de Jerusalém. Deus, porém, o ressuscitou para confirmar sua missão e sua mensagem. Quando Jesus foi preso, seus discípulos fugiram, temendo pela própria vida. Após sua ressureição, o Mestre foi ter com eles e os conclamou a ser suas testemunhas "até aos confins da terra". Hoje o cristianismo é a maior religião do mundo. Estima-se que o número de adeptos alcance os dosi bilhões.

As principais afirmações da doutrina cristã são as de que Jesus era Deus encarnado, que padeceu na cruz num sacrifício expiatório pela humanidade, que ressuscitou dos mortos e que todos os que crêem nele não morrerão mas terão a vida eterna (Jo 3.16). Mas porventura, há alguma prova de que Jesus ressuscitou? A evidência mais concreta são os mártires, que perderam a vida em defesa de sua fé. Lembremo-nos das palavras de Paul Little:

"É possivel que alguém aceite morrer por aquilo que crê ser verdade, como fizeram muitos dos seguidores de Jesus, mas ninguém se dispõe a morrer por algo que sabe ser falso." (Know What You Believe [Conhecendo o que você crê].)

Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 17/01/2008

Ver perfil do usuário http://manualdafecrista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 9- A História Bíblica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum